top of page
CABEÇALHO FORMULARIO ENCONTRO-08_-08.jpg
Barra cores
Barra cores
Barra cores
Barra cores
white-simple-textured-design-background.jpg

1º Encontro Brincantes de Arte-educação: a dança no espaço do conhecimento

O 1º ENCONTRO BRINCANTES DE ARTE-EDUCAÇÃO: A DANÇA NO ESPAÇO DO CONHECIMENTO será focado na dança e no ‘brincante’ como recurso lúdico de sensibilização, aprendizagem e interação nos ambientes de conhecimento. Visa difundir a pesquisa acadêmica e metodológica aplicada à arte-educação e às “brincadeiras” nesses espaços, que não se resumem, por sua vez, às escolas. Espaços de conhecimento incluem locais de produção de diversos saberes, sejam eles formais ou não, no sentido amplo da produção de cultura. 
   O encontro trará também uma abordagem da dança em espaços plurais e diversos, sob a perspectiva da inclusão, do respeito e da acessibilidade. Será uma oportunidade de intercâmbio entre os profissionais da educação e da cultura de Rio do Sul e região e um espaço de formação e debate qualificados, conduzidos por pessoas com importante produção acadêmica e vivência física e sensível em dança.

Palestras:

As danças populares brasileiras

Ludopedagogia: a brincadeira na arte de ensinar

(Jesse Cruz)
Corpografias: o registro das memórias corporais

(Ida Mara Freire)

 

Mesa de Debates:

Dança Inclusiva na contemporaneidade

(com Analu Ciscato, Ida Mara Freire e Jesse Cruz)

 

Data: 04 de abril de 2024
Horário: 19h às 22h
Local: Auditório Instituto Federal Catarinense - Campus Rio do Sul

Jesse Cruz

Jesse Cruz

Ida Mara Freire

Ida Mara Freire

Professora, psicopedagoga e coreógrafa, Ana Luiza Ciscato usa a dança como ferramenta para a inclusão, formação e profissionalização de pessoas com deficiência. A Cia. de Dança Lápis de Seda é o resultado de um trabalho de mais de 25 anos de pesquisas e práticas, que começou com a aplicação do método cubano de Psicoballet em crianças e jovens com diversas questões sociais, psicológicas, intelectuais e motoras na cidade de São Paulo. De lá para cá, agregou outras técnicas e vivências ao trabalho, incluindo o método DanceAbility, técnicas de teatro, dança contemporânea e, principalmente, buscando sempre novas formas de olhar e escutar, explorando as deficiências e eficiências de cada um e brincando com as misturas entre corpos na sala de aula e no palco. Em 2003, fundou a Estação Dançar, primeira escola de dança com foco em inclusão de Florianópolis. Em 2012, o grupo Apae Dança Florianópolis foi convidado para participar do espetáculo que abriu os Jogos Náuticos da Olimpíada, na Inglaterra. Para os bailarinos do grupo, com e sem deficiência, e para a Diretora Artística e coreógrafa, foi uma experiência inédita de ocupar novos espaços, conhecer novos lugares e novas pessoas. De volta ao Brasil e inspirada por essa experiência, funda a Cia. de Dança Lápis de Seda, que busca possibilidades cada vez mais inovadoras de inclusão, promovendo criações de espetáculos e estabelecendo um grupo sólido, profissional e inclusivo de bailarinos. Dirigiu e coreografou os seis (6) espetáculos que compõem o repertório da Cia de dança Lápis de Seda: “Convite ao Olhar” (2015), “Será que é de éter?” (2017), “CASA” (2019), “Nós” (2020), Masculino Diverso (2022) e Desapego (2022).

Analu Ciscato

Analu Ciscato

Palestrantes
bottom of page