top of page
white-simple-textured-design-background.jpg

Oficinas Brincantes de Danças Populares

Brincantes de Danças Populares é um projeto de oficinas que tem a ideia de promover o encontro das pessoas, através das danças populares brasileiras, e colocar a arte do indivíduo em prol do coletivo. Em 2023, foi realizada a 1ª edição da OFICINA BRINCANTES DE DANÇAS POPULARES, com ações no Sesc, no CEPLAS (Centro Educacional Prefeito Luiz Adelar Soldatelli) e na Fundação Cultural de Rio do Sul. 
Em 2024, a oficina foi estendida a mais quatro municípios do Alto Vale (Trombudo Central, Laurentino, Agronômica e Rio do Oeste), e traz novos ritmos para as aulas, como o xaxado, o maracatu, o reisado e o afoxé, além das já abordadas na primeira edição, que são a ciranda, o coco, o frevo e o cavalo-marinho.  

Quem ministra as oficinas é Samuel Paes de Luna, que é formado pela Escola de Teatro Martins Pena (RJ) e tem em sua trajetória trabalhos como como bailarino, pesquisador e coreógrafo em grupos de danças populares do Nordeste.

Brincantes Alto Vale
Brincantes
Samuel Paes de Luna

Samuel Paes

de Luna

Samuel Paes Becker de Luna é diretor, ator, dançarino e produtor cultural pernambucano. Atualmente reside em Rio do Sul, onde participa da Cia. Artística Cobaia Cênica de Teatro.

Samuel é formado pela Escola de Teatro Martins Pena (RJ). Participou como bailarino e pesquisador de danças populares do Nordeste, na Cia de Dança Mandacaru, da Universidade Católica de Pernambuco, e na Cia Criart de Dança de Olinda (PE). Também coreografou apresentações de caboclinhos, xaxado e ciranda, em Limoeiro (PE), bem como a Quadrilha Mandacaru. Como bailarino ainda teve a oportunidade de trabalhar com nomes como Jaime Arôxa e Fernando Bicudo, além de participar de comissões de frente das escolas de samba do grupo especial  - Imperatriz, Vila Isabel e São Clemente - do Rio de Janeiro, com os coreógrafos Alex Neoral e Luis Arrieta.

bottom of page